Médica especialista divulga quanto custa por dia o tratamento feito em Paulo Gustavo; SUS não cobre

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Beatriz 06/04/2021 Relatar Quero comentar
 
Olá pessoal! 

Siga para saber todas as notícias e muito mais em primeira mão! Se gostou das notícias, não esquece de compartilhar com seu amigos.

O tratamento por oxigenação por membrana extracorpórea (Ecmo), que está sendo feito pelo ator Paulo Gustavo para combater complicações da COVID-19, custa, em média, R$ 30 mil por dia e foi barrado de ser disponibilizado na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O humorista está internado desde o dia 13 de março e precisou da espécie de "pulmão artificial" após piora do quadro de saúde, na sexta-feira (2/4).

O Conitec levou em conta que as pesquisas existentes sobre o tratamento mostram a eficácia dele, porém, para seu uso, são necessários centros especializados e um gasto bastante elevado.

Em entrevista à CNN neste domingo, 4, a médica cardiologista Ludhmila Hajjar revelou que o tratamento ECMO para covid-19, ao qual o ator Paulo Gustavo está submetido, custa R$ 30 mil.

Segundo ela, que chegou a ser cotada para assumir o Ministério da Saúde no lugar do ex-ministro Eduardo Pazuello, o uso da técnica foi barrado no SUS em 2015. 

“Muita gente não tem a chance de ser tratado numa ótima estrutura, como Paulo Gustavo, nem tem chance de ter a ECMO, dispositivo relativamente caro”, disse ela à CNN.

“Não se consegue fazer ECMO em alta escala no SUS”, completou.

Na ECMO, sigla para Oxigenação por Membrana Extracorpórea, a oxigenação do paciente é feita por uma membrana fora do corpo.

No caso de pacientes cujo pulmão se torna incapaz de absorver o oxigênio, o aparelho consegue “substituir” o órgão e agir como um pulmão artificial.

Apesar de semelhantes, a terapia é diferente da ventilação mecânica, já que  o ventilador apenas dá oxigênio, promove as trocas gasosas e dá a pressão para o pulmão ficar aberto e não substitui o pulmão.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário
Você pode gostar