Siga para saber todas as notícias e muito mais em primeira mão! Se gostou das notícias, não esquece de compartilhar com seu amigos.
O auxílio emergencial foi um benefício instituído no Brasil pela Lei de nº 13.982/2020, que previu o repasse de 600 reais mensais (inicialmente por três meses) a trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais e também contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O objetivo do auxílio foi mitigar os impactos econômicos causados pela pandemia de COVID-19.
O calendário de pagamento do Auxílio Emergencial terminou oficialmente em dezembro do ano passado com a conclusão do Ciclo 6 de pagamento, mas o governo federal segue liberando novas parcelas em 2021 para os que foram aprovados após o cronograma.
Esse é o caso dos beneficiários que receberam somente agora em janeiro e fevereiro após contestação do Auxílio negado e atualização dos dados governamentais.
Em setembro de 2020, o governo oficializou a prorrogação do benefício até dezembro e a possibilidade do retorno do Auxílio em 2021 já foi confirmada por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, com termos ainda a serem definidos.
O que se sabe é que o valor será menor e o número de beneficiários também.
Auxílio Emergencial volta em 2021
Após o fim do pagamento da 9ª parcela em 29 de dezembro, os beneficiários do Auxílio Emergencial aguardavam somente as datas do calendário de saque e transferência que seguiriam em 2021.
A retirada do dinheiro foi liberada para os que receberam alguma parcela nos ciclos 5 e 6 entre os dias 19 de dezembro e 27 de janeiro.