Alerta: É errado lavar o arroz antes de cozinhar, especialistas garantem que você não deve lavar o arroz antes de cozinhar; entenda

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Beatriz 05/03/2021 Relatar Quero comentar
 
Olá pessoal! 

Siga para saber todas as notícias e muito mais em primeira mão! Se gostou das notícias, não esquece de compartilhar com seu amigos.

Muita gente fica chocada quando vê na televisão que não lavo o arroz. A turma corre para as redes sociais, para se certificar de que não foi um erro de edição: “Minha avó fazia o melhor arroz do mundo e ela sempre lavava os grãos!”.

Comentários assim são bem frequentes. E, de fato, lavar arroz era um hábito tão comum que aquele utensílio plástico. O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. 

Porém, em alguns casos, o cuidado para higienizar esse grão pode acabar surtindo um efeito negativo no resultado final do alimento.

De acordo com o nutricionista Breno Lozi, por ser um alimento seco, o arroz não se torna um veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro-organismos.

Por esse motivo, a lavagem do arroz antes do preparo se torna desnecessária.

O pó que o arroz branco solta, que muitos acham que pode ser sujeira ou resíduo de algum produto químico, são partículas do próprio alimento que se soltam do grão devido ao processo de polimento que ele passa.

"Lavar o arroz pode fazer com que ele perca alguns nutrientes. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz elimina qualquer micro-organismo nocivo à saúde que possa existir no momento", alerta Breno.

Por outro lado, alguns tipos de arroz mais processados precisam, sim, ser lavados antes do cozimento. É o caso dos parboilizados, que recebem clarificação, aromatizantes, conservantes e banhos industriais antes de serem embalados.

Se quiser ter um prato mais nutritivo, a sugestão é incluir brócolis comum (encontrado em maços, com flores e folhas). Lave-o e bata no liquidificador as folhas com duas xícaras e meia de água (para uma xícara de arroz e um maço de brócolis).

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário
Você pode gostar